quarta-feira, 11 de maio de 2016

Vivendo na Alemanha

Tava na hora de eu escrever sobre isso, tendo em vista que faz 4 meses que moro aqui. E porque eu tenho um texto do Adorno pra sexta e obviamente não quero ler apenas morrer.

Eu ganhei duas bolsas do DAAD pra estudar na Alemanha. A primeira chama-se Winterkurs e muita gente ganha, é pra melhorar o nível do alemão, seis semanas de intensivo. Foi na Universität zu Köln e foi bem legal. Fiquei numa casa da família que compreendia uma vovó maravilhosa e o cachorro dela. Não me arrependo, aprendi muito com ela, não apenas pratiquei meu alemão mas sobre o que é ser alemão, isto é, basicamente igual a todo mundo. Ela desmistificou a frieza e os aspectos lacônicos que nós temos como esteriótipos dos alemães. E ela era basicamente maravilhosa, risos.

Pra quem quiser mais infos sobre essa bolsa, coloca " daad brasil" no google, precisa ter nível B1 de alemão pra concorrer e muita MUITA gente consegue.

Depois eu vim pra Erlangen, cidade oposto.
Köln é enorme, 1.5M habitantes eu acho, tem de tudo e de todos lugares. Considerada a cidade menos alemã e mais aberta daqui.

Erlangen é uma cidade de 100.000 habitantes, metade trabalha na Siemens e metade estuda na FAU. Fica em Bayern, estado mais conservador e católico da Alemanha. Acho que a cidade só não é super assim pelo número de estudantes. Eu gosto daqui, mas é pequena, as festas são horríveis (só tem festa boa em Berlim, na verdade), as pessoas que eu conheci são ou basics ou muito legais, dois extremos.

Eu sempre quis a experiencia de morar um tempo fora, aceitei a bolsa muito mais porque sabia que poderia não ter outra chance do que realmente vontade de vir. Motivos profissionais. Eu estou gostando, aprendendo muito, passando por coisas muito diferentes mas a questão é que CANSA.

Acho que boa parte para a experiência ser groundbreaking foi furtado por eu já ter vindo duas vezes pra Europa, então não tive aquele choque cultural ou deslumbramento. Eu sinto saudade da minha gata, da minha família, do meu namorado, do meu apartamento, dos meus amigos, dos meus costumes.

Eu diria que a minha vida em Porto Alegre é muito boa, super confortável, e isso faz falta aqui. Eu não passo trabalho ou necessidade aqui, mas certas coisas incomodam:


  1. Não tenho minha própria cozinha: é do andar, tive que comprar uma panela simples, não tenho utensílios e nem vontade de cozinhar. (e eu amo cozinhar, e gosto de cozinhar com comida boa em panelas boas e utensílios bons, uma "frescura" adquirida);
  2. Banheiro é a mesma coisa, somando o fato de que pra sair agua do chuveiro, preciso ficar apertando um botão, isso mesmo, se eu soltar, a água pára de sair. MORTA.

Mas eu tenho meu cantinho do café no quarto, que é o que me faz feliz:



E mais umas fotinhos:


Euzinho em um mercado de pulgas em Berlim :)



Oryx <3


Lobinhos <3


Elefante sendo weirdo

3 comentários:

  1. Sempre tive o pensamento que europeus são frios, inclusive franceses e alemãos. Mas a verdade é que eu tive contato pesado com um americano/canadense, que era meu namorado, e a gente simplesmente não deu certo porque eu sou fogo demais, e ele é muito água. Isto tá certo? Sei lá. Só sei que eu sou quente, e ele frio. Não casa. :/

    Eu estou nessa fase de "terminei a faculdade, mas não quero fazer pós". Ao menos por enquanto. Estou guardando dinheiro para fazer o intercâmbio, embora já tenho viajado, acho que a parte do deslumbramento ficaria ativa. A parte mais foda é a saudade. E você mencionou "saudade da gata" primeiro que a de todos. Achei um amor! ♥ hahaha talvez porque não dê pra falar com ela por skype, né. Acho essa a pior parte.

    Como tomar banho no frio apertando um botão? COMO ASSIM? E O BRAÇO QUE FICA LÁ? E O FRIO QUE DÁ? Ah, não pode ser. NÃO PODE SER!!!!

    Adoraria ter minha própria cozinha no lugar onde eu for morar, por motivos de: não precisar lavar a louça na hora feat poder reusar a panela que cozinhou batata para fazer arroz hahahaha sou dessas! :P só lavar rapidinho que já dá! :)

    Adorei as fotos! Inclusive o sol na cara! ♥

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir